quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Qual é a melhor cidade do mundo para se viver?


Zurique, na Suíça, é o melhor lugar do mundo para viver. Pelo menos segundo a pesquisa anual da Mercer, uma empresa de consultoria em recursos humanos, que avalia a diferença de qualidade de vida entre várias cidades do mundo. No ranking mundial, Zurique é seguida por Viena (Áustria), Genebra (Suíça), Vancouver (Canadá) e Auckland (Nova Zelândia).

Rio de Janeiro e São Paulo são as duas cidades brasileiras analisadas pela consultoria e, entre as 215 cidades listadas, ficam na 114ª e 119ª posições, respectivamente. As duas aparecem mal no ranking por causa principalmente dos resultados no quesito segurança pública. A Mercer avalia 39 quesitos, e a pontuação varia em relação a uma nota- padrão 100, que é dada sempre a Nova York. Ou seja, locais com nota maior que 100 têm qualidade de vida melhor do que a cidade americana e as que levam menos de 100 são piores.

MAL NA PROVA
Nota final de Rio e São Paulo fica bem abaixo das top 5.

Cidade Nota
Zurique 108
Viena 107,9
Genebra 107,9
Vancouver 107,6
Auckland 107,3
Nova York 100
Rio de Janeiro 74,7
São Paulo 74,2

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Por que fevereiro é o mês com menos dias?


Tudo começou por volta do século 6 a.C.,quando o rei Tarquínio reformulou o calendário romano,adicionando mais dois meses - até então eram apenas dez - à folhinha: Janeiro e Fevereiro.Ele fez isso,pois o novo calendário passou a se basear nas mudanças da fase da Lua,totalizando um ano de 355 duas.Para facilitar a distribuição dois dias entre os meses,Fevereiro,à época o ultimo mês do ano,acabou ficando com apenas 28 dias.Outros fatores contribuíram para que ele ficasse menor,como o fato de cair no ápice do inverno romano."O período de frio trazia muitas doenças,e Fevereiro passou a ser considerado de mau augoro.O próprio nome do mês faz alusão à palavra "febre",diz o astronomo Roberto Bockzo,do Instituto de Astronomia e Geofisica da USP.

Em 44 a.C.,o imperador Júlio César alterou o calendário de novo - agora tendo por base o ciclo solar -,e o ano passou a contar com 365 dias,sendo que Fevereiro ganhou mais um dia,ficando com 29.Mas a fartura durou pouco.Mais tarde,César Augusto assumiu o poder e,para homenageá-lo,o Senado rebatizou o oitavo mês de Agosto.Só que Agosto tinha 30 dias,e pegaria mal o novo soberano ter seu mês com menos do que o outro - Júlio César já tinha um mês em sua honra,Julho,com 31 dias.Assim.decidiu-se que Agosto teria 31 dias.Para isso,tirou-se uma dia do infeliz Fevereiro,que voltou a ter somente 28,ganhando um diazinho a mais apenas nos anos bissextos

domingo, 31 de janeiro de 2010

Qual é a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha?


INGLATERRA
É um país que tem como capital a cidade de Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido (veja a seguir). No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!

GRÃ-BRETANHA
É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. O termo “Grã-Bretanha” muitas vezes é usado como sinônimo de “Reino Unido” – o que não é inteiramente correto, pois um dos países que formam o Reino Unido não fica nessa ilha.

BRETANHA
O nome deriva da grande ilha onde fica a Inglaterra, mas, quando alguém menciona apenas “Bretanha”, está se referindo não a um território inglês, mas a uma região na França. A província da Bretanha é a maior área costeira francesa e tem como capital a cidade de Rennes. Por volta do século 6, essa região foi invadida por habitantes da atual Grã-Bretanha, os bretões, dando origem ao nome em comum.

REINO UNIDO
É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembléias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde.

ILHAS BRITÂNICAS
É um arquipélago formado por cerca de 5 mil ilhas. As duas maiores são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda – onde ficam dois países, a Irlanda do Norte (membro do Reino Unido) e a República da Irlanda, também chamada de Eire (um Estado independente). Além das duas “grandalhonas”, fazem parte desse arquipélago milhares de ilhas menores, como as Órcades, Shetland, Hébridas, Man e ilhas do Canal (como Jersey).